Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Gernika Lumo ou Guernica Y Luno – Espanha

Guernica é uma pequena e bela cidade, localizada na província de Biscaya, ela faz parte da comunidade autonoma do País Basco na Espanha.
Ela ficou conhecida por sua destruição em abril/1937. Época da guerra civil espanhola, quando foi bombardeada pelos alemães da “Legião Condor” que davam suporte ao General Franco. Este acontecimento foi retratado em uma famosa tela de Pablo Picasso.
O que ver em Guernica:
A cidade
O Museu da Paz
O Mural de cerâmica, uma reprodução da tela de Picasso
A Casa de Juntas
A árvore de Guernica
A Igreja Santa Maria
Museu da Paz
Além de seu centrinho muito simpático, você não poderá deixar de visitar o Museu da Paz, criado em abr/1998 para mostrar os horrores da guerra, mas principalmente, promover a paz mostrando que nenhuma guerra vale a pena.
O museu é dividido em 3 partes: a primeira visa criar uma compreensão do que é a Paz, a segunda mostra o que aconteceu em Guernica no dia 26 de abril de 1937 e a terceira mostra a história da cidade de Guernica.
Você poderá fazer uma visita guiada com duração de 1 hora, em espanhol, inglês ou francês. Ou poderá também fazê-la individualmente,  apenas acompanhando as explicações que são todas em espanhol. Mas para fazer a visita guiada é preciso efetuar a reserva por telefone ou por mail.
Museu da Paz
Os dados sobre o museu são:
Foru Plaza, 1
Tel. (34) 946270213
Mail : museoa@gernika-lumo.net
Site : www.museodelapaz.org   

Ele fica  em frente ao Centro de Informações Turisticas e próximo a Igreja Santa Maria, bem no centro da cidade. Não possui estacionamento próprio, mas a cidade é pequena e não é dificil achar um local para estacionar.

Pegue um mapa da cidade no Centro de Turismo, assim ficará mais fácil achar os pontos a visitar. Apesar de ser tudo muito pertinho.
Reprodução em cerâmica da famosa tela de Picasso - Gernika
Não deixe de ver o mural de cerâmica, uma reprodução da tela que Pablo Picasso fez para que o mundo não esquecesse esse horror. A tela original está no Museu Rainha Sofia, em Madri.
Parte da árvore de Gernika
A Casa de Juntas e a árvore de Guernica, são hoje, fortes símbolos da vida da cidade. A árvore, um carvalho que viveu 400 anos era o local onde se reuniam as Juntas Gerais de Biscaya na idade média. E a casa de Juntas foi construída durante o século 19, para abrigar os encontros políticos. O carvalho já não vive mais, mas você poderá ver o seu tronco ao lado da Casa de Juntas como um símbolo da cidade e no local onde ele existia foi plantado um novo carvalho.
A nova árvore de Gernika
E a casa de Juntas é um belíssimo prédio que você não pode deixar de visitar
Casa das Juntas
Fiz essa matéria sobre Gernika porque achei a visita ao Museu da Paz muito interessante e me tocou profundamente. Com todas essas coisas que vêm acontecendo nos dias hoje, precisamos ter mais contado com a história para nunca esquecermos que a guerra é o pior caminho a ser escolhido.

"Olho por olho e o mundo ficará cego" (M. Ghandi)

"A violência é o último recurso dos incompetentes" (Isaac Asimov)

"A paz mais desvantajosa vale mais que a guerra mais justa" (Erasmo de Rotterdam)

Perdoar, mas nunca esquecer!

Um comentário:

  1. Legal achar estas informaçôes sobre Guernica. Estava procurando porque estarei em Bilbao por uns dias e adoraria ver a cidade e principalemnete tirar uma foto na frente do painel já que o verdadeiro não se pode fotografar...rs

    ResponderExcluir

Oi, deixe aqui suas sugestões.