Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Gernika Lumo ou Guernica Y Luno – Espanha

Guernica é uma pequena e bela cidade, localizada na província de Biscaya, ela faz parte da comunidade autonoma do País Basco na Espanha.
Ela ficou conhecida por sua destruição em abril/1937. Época da guerra civil espanhola, quando foi bombardeada pelos alemães da “Legião Condor” que davam suporte ao General Franco. Este acontecimento foi retratado em uma famosa tela de Pablo Picasso.
O que ver em Guernica:
A cidade
O Museu da Paz
O Mural de cerâmica, uma reprodução da tela de Picasso
A Casa de Juntas
A árvore de Guernica
A Igreja Santa Maria
Museu da Paz
Além de seu centrinho muito simpático, você não poderá deixar de visitar o Museu da Paz, criado em abr/1998 para mostrar os horrores da guerra, mas principalmente, promover a paz mostrando que nenhuma guerra vale a pena.
O museu é dividido em 3 partes: a primeira visa criar uma compreensão do que é a Paz, a segunda mostra o que aconteceu em Guernica no dia 26 de abril de 1937 e a terceira mostra a história da cidade de Guernica.
Você poderá fazer uma visita guiada com duração de 1 hora, em espanhol, inglês ou francês. Ou poderá também fazê-la individualmente,  apenas acompanhando as explicações que são todas em espanhol. Mas para fazer a visita guiada é preciso efetuar a reserva por telefone ou por mail.
Museu da Paz
Os dados sobre o museu são:
Foru Plaza, 1
Tel. (34) 946270213
Mail : museoa@gernika-lumo.net
Site : www.museodelapaz.org   

Ele fica  em frente ao Centro de Informações Turisticas e próximo a Igreja Santa Maria, bem no centro da cidade. Não possui estacionamento próprio, mas a cidade é pequena e não é dificil achar um local para estacionar.

Pegue um mapa da cidade no Centro de Turismo, assim ficará mais fácil achar os pontos a visitar. Apesar de ser tudo muito pertinho.
Reprodução em cerâmica da famosa tela de Picasso - Gernika
Não deixe de ver o mural de cerâmica, uma reprodução da tela que Pablo Picasso fez para que o mundo não esquecesse esse horror. A tela original está no Museu Rainha Sofia, em Madri.
Parte da árvore de Gernika
A Casa de Juntas e a árvore de Guernica, são hoje, fortes símbolos da vida da cidade. A árvore, um carvalho que viveu 400 anos era o local onde se reuniam as Juntas Gerais de Biscaya na idade média. E a casa de Juntas foi construída durante o século 19, para abrigar os encontros políticos. O carvalho já não vive mais, mas você poderá ver o seu tronco ao lado da Casa de Juntas como um símbolo da cidade e no local onde ele existia foi plantado um novo carvalho.
A nova árvore de Gernika
E a casa de Juntas é um belíssimo prédio que você não pode deixar de visitar
Casa das Juntas
Fiz essa matéria sobre Gernika porque achei a visita ao Museu da Paz muito interessante e me tocou profundamente. Com todas essas coisas que vêm acontecendo nos dias hoje, precisamos ter mais contado com a história para nunca esquecermos que a guerra é o pior caminho a ser escolhido.

"Olho por olho e o mundo ficará cego" (M. Ghandi)

"A violência é o último recurso dos incompetentes" (Isaac Asimov)

"A paz mais desvantajosa vale mais que a guerra mais justa" (Erasmo de Rotterdam)

Perdoar, mas nunca esquecer!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ribera del Duero : Uma região, um rio e um bom vinho.

Meu marido conheceu a região em 1998 durante uma viagem de trabalho e se encantou com o vinho e o cordeiro de leite assado (el lechazo asado en horno de leña).

A partir daí resolvemos dar uma volta pela região.

De forma simplista, podemos imaginar a região como um triângulo formado pelas cidades de Burgos, Valladolid e Soria, sendo que Aranda del Duero fica no  centro da base deste triângulo.

O Rio Duero nasce nas montanhas perto de Soria, passa por Aranda, Valladolid, e se encaminha para Portugal. Lá recebe o nome de Douro e deságua no Atlântico na cidade do Porto.
Mas voltemos à Espanha e mais precisamente à Burgos.
Catedral de Burgos
Não deixe de ver a catedral, considerada uma das mais belas da Espanha.

Escalera dorada na Catedral de Burgos
Não deixe de ver também o Monastério de Sta Maria de la Huelgas ( fechado às segundas feiras).


A partir de Burgos, Aranda Del Duero, que fica à 1h de carro, é uma boa opção.


A cidade é pequena. Faça uma visita à igreja de Aranda onde você poderá ver o belo portal da entrada.

Igreja de Aranda
Outra visita interessante é conhecer as caves de Aranda, que você pode visitar através do "Oficio del Turismo" localizado na Plaza Mayor. Bem ao lado das caves está localizada a loja Arte &Vino, onde você encontrará excelentes vinhos da região. Uma boa opção, caso não tenha  tempo de visitar os produtores das redondezas.
Organize sua visita de modo a poder jantar em Aranda; Um cordeiro assado no restaurante El Ciprés é um momento inesquecível. Se puder acompanhe o cordeiro com um vinho Pesquera. Tenho certeza que se lembrará pelo resto de sua vida.
Se tiver  tempo, não deixe de dar uma rodada pelos vinhedos da Ribera del Duero. Uma boa idéia é  ir a Peñafiel, onde existe um belo castelo, no interior do qual se encontra o  Museu Provincial do vinho. O castelo está aberto à visitação de 11:00 às 14:30 e de 16:30 às 20:30 de abril a setembro (fechado às segundas feiras). 

Ainda em Peñafiel uma visita a Cave  Protos é uma bela experiência. Descubra através do site http://www.bodegasprotos.com/es/ os horários de visita. E não deixe de provar o vinho. Será um momento mágico.

Bodega Protos
De Peñafiel dê uma esticada à Pesquera del Duero para visitar a cave Pesquera. Se tiver possibilidade não deixe de comprar umas belas garrafas; Você não se arrependerá.

Bodega Pesquera

E se após ter rodado a região dos vinhos da Ribera del Duero, ainda tiver tempo, aí vão duas dicas:
Vá ao Monastério de Santo Domingos de Silos, localizado na cidade do mesmo nome. O monastério fica à 1h de carro de Aranda. O local é belíssimo, dê uma volta pela cidade, e não esqueça sua máquina fotográfica pois você terá muitas oportunidades de tirar belas fotos. Depois vá ao monastério visitar o claustro (onde se encontra o cipreste, o mesmo que dá nome ao restaurante de Aranda). Veja os horários de visita no site: www.abadiadesilos.es

Cidade de Santo Domingo de Silos
Claustro do Monastério Santo Domingo de Silos
Outra bela oportunidade é visitar Lerma, cidade que fica entre Burgos e Aranda.

Alguns “musts” são: la Colegiata de San Pedro, La Plaza de Santa Clara com seus belos arcos e vista da região, o Palácio Ducal e a Plaza Mayor.
Cidade de Lerma - Os arcos
Na Plaza Mayor não deixe de experimentar as costelinhas de cordeiro de leite do Asador Ojeda, mas se tiver com muita fome peça este prato como entrada.

E não esqueça que os restaurantes na Espanha, normalmente abrem a partir das 13:30 para almoço e a partir das 21:00 para jantar. E o comércio também tem um horário especial, ele abre de 10:00/14:00, fechando para o almoço e a "siesta" e reabre das 17:00 até às 20:00.