Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Noruega - Parte 2/3 - Bergen

E continuando nossa viagem por esse país encantado, vamos agora descobrir as belezas da charmosa Bergen! 

Bergen
O que ver em Bergen:
Centro
Catedral (Domkirken)
Gamle Bergen Museum (Museu da Velha Bergen) ***
Damsgard Museum
Stave Church (Igreja de madeira)
Alto da cidade (Via funicular)***

O que ver próximo de Bergen
Passeio de barco saindo de Flam para ver os Fjords ***
Passeio de trem de Flam até Myrdal ***
*** Imperdível
Bergen
Gamle Bergen Museum (Museu da Velha Bergen) ***
Do centro de Bergen, o ônibus 003 leva você até lá em 10 minutos. O transporte na Noruega é maravilhoso, os motoristas falam inglês e são bem simpáticos.
Gamle Bergen Museum
O museu é uma cidade reconstruída que mostra come eram a vida e os costumes em Bergen antigamente. São casas de madeira datando dos séculois 18, 19 e 20. Você verá casas residenciais, lojas e oficinas. E algumas das lojas funcionam vendendo artesanatos, doces, etc... Muito bem feito, tendo inclusive atores vestidos com trajes de época para criar uma impressão mais realista, e você pode bater papo com eles.
Gamle Bergen Museum
Damsgard Museum
Do centro de Bergen, pegar o ônibus  16 e em 5 minutos você estará em Damsgard.
Trata-se da casa construída em torno de 1770, como casa de campo de uma família aristocrata e que hoje funciona como um museu. Damsgard é um dos mais importantes exemplos do estilo rococó na Noruega e está em ótimo estado de conservação. A visita é guiada em inglês e dura uns 30 minutos.
Damsgard Museum
Fantof Stave Church
Eu gostei muito de visitar essa charmosa igrejinha . Uma Stave church é uma igreja de madeira típica da Noruega, onde no passado existiram em torno de 1000. Pouco a pouco foram desaparecendo e hoje existem apenas algumas destas igrejas. A Igreja de Fantof foi construída em torno do ano 1200 na cidade de Fantun e transferida para Bergen no final do século 19. Em 1992 foi destruída pelo fogo e reconstruída exatamente como a original. O crucifixo do altar sobreviveu às chamas. Ela fica bem no meio de uma floresta, em um oásis de paz. Mas o acesso é fácil. Existe uma pequena trilha. E também uma pequena subida. Para ir até ela, o mais prático é pegar o trenzinho no centro de Bergen e descer na estação "Paradis". A caminhada é de mais ou menos uns 20 minutos. 
Stave Church


Interior da Stave Church
Passeio de funicular

É uma boa opção de passeio para ver Bergen do alto e com  possibilidade de almoçar ou jantar em um charmoso restaurante ou tomar um café ou um chá.

Passeio de barco saindo de Flam para ver os Fjords ***
Passeio de trem de Flam até Myrdal ***

Esses dois passeios são imperdíveis. É pecado ir à Noruega e não fazê-los. Começando cedo dá pra fazer os dois no mesmo dia.
Passeio de barco pelos Fjords
Passeio de barco pelos Fjords

É preciso chegar até “Flam” para pegar o barco que faz o passeio aos “Fjords”(Nærøyfjord e Aurlandsfjord). Você pode ir de carro ou em grupos de excursão.

Indo de carro, você deve sair rumo à “Flam. São  2:20 até lá. Saindo de Bergen, coloque no GPS ou siga as placas em direção à cidade de “Voss” e depois “Aurland”, pois você pode ter dificuldade em encontrar  “Flam” no GPS. O caminho é simplesmente maravilhoso!

Estação de FLAM
No local há um grande estacionamento, restaurante e lojas de souvenir. Logo na entrada do prédio, de um lado tem a recepção para compra e informações sobre o passeio de barco e de outro lado sobre o passeio de trem. Os tickets podem ser comprados no local ou pela internet. Mas é muito prático fazer a reserva (pela internet) do passeio de barco para 10:00 ou 11:00, pois assim você poderá chegar lá calmamente, apreciando a paisagem, sem precisar sair de madrugada de Bergen. E ainda sobrará tempo para fazer o passeio de trem até a estação de Myrdal. Uma opção é pernoitar no Fretheim Hotel em  Flam.

No verão existem vários horários, e funciona durante todo o ano. O passeio é maravilhoso, faz muito frio, mesmo no verão. Portanto, é preciso estar bem agasalhado. O total do passeio é de 3 horas, sendo 2:15 de barco mais 45 minutos para retornar de ônibus à “Flam”.


Atenção: é preciso comprar junto com o ticket do barco o ticket do ônibus que faz o caminho de volta para Flam. É possível também fazer um lanche no barco. Esse passeio é um dos mais lindos. Os “Fjords” são deslumbrantes.

Estação de trem de Myrdal

Voltando para “Flam”, não deixe de fazer o  passeio de trem.  Indescritível!

Ali mesmo, próximo da estação do barco, tem a estação da Flamsbana, que é a linha de trem  que sobe a montanha até a estação de “Myrdal”. 
O passeio é mágico, uma paisagem encantadora, montanhas, muitas cachoeiras maravilhosas, rios e muito verde. Imagino que com neve deve ser muito bonito também.
A estrada de ferro ligando Flam à Myrdal teve seu início de construção em 1923 e a conclusão ocorreu 20 anos depois. Pode-se imaginar a epopéia que foi a sua construção na época.
Na estação de “Flam” tem um pequeno museu contando a história da construção dessa linha até Myrdal. Bem interessante! O museu é gratuito.

Myrdal
A viagem de trem até “Myrdal”, dura  50 minutos. No caminho o trem pára numa plataforma onde todos descem por 5 minutos e a mágia do espetáculo da natureza opera. Não vou contar a surpresa! Tem que ir lá para ver!

Desça  na estação de Myrdal por 1 hora e volte no outro trem. Aproveite para tomar um delicioso café c/ bolo noruegues chamado “Gulerotkake” e depois tire belas fotos da estação e arredores. Na volta, o trem faz a mesma parada, e mesmo já sabendo da surpresa, ainda  é emocionante essa paradinha.
Café com bolo "gulerotkake" na estação de Myrdal
Volte para Bergen contando os túneis pelo caminho. Você vai ficar impressionado com a quantidade deles. A Noruega é o país da natureza exuberante, das águas, dos túneis e pontes. Ah! E de gente bonita e simpática!


Aonde ficar em Bergen: 
Recomendo o Hotel Radisson Blu, super bem localizado e um ótimo hotel. Um bom quarto e um bom café da manhã. Tem um estacionamento bem em frente ao hotel. É super prático.

Alguns endereços em Bergen: 

Gamle Bergen Museum 
Nyhavn Street 4 
5042 Bergen
Tel. (+47)55394300  
www.bymuseet.no

Sognefjorden (Passeio aos fjords) 
Postboks 50, 5742 Flâm
Tel. (+47) 57633200

Flâmsbana – The Flâm Railway 
P.O. Box 75 No-5742 Flâm
Tel. (+47) 57632100
Restaurantes 
Bryggeloftet & Stuene 
Brygen, 11 Bergen tel. (047)55302070 indicado no guia Michelin, boa mesa/bom preço. Fica bem próximo ao Hotel Radisson 
Cornélia 
Vetrlidsallmenningen 2, 5014 Bergen, Norway 
+47 55 01 18 85 · cornelius-restaurant.no


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe aqui suas sugestões.