Translate

Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Irlanda – Dublin e arredores

E hoje, nossa viagem será rumo a charmosa e animada Dublin e seus arredores.

Como chegar:
Claro que existem voos diretos da Air France e Aer Lingus de Paris até Dublin. Mas uma outra opção é o aeroporto de Lyon, existem voos diretos Lyon/Dublin pela Aer Lingus.  
Para quem escolher ir de carro até o aeroporto de Lyon, minha dica é deixar o carro no estacionamento P6, ele fica próximo da entrada, mais ou menos uns 10 minutos a pé e tem um bom preço. 
Dublin
Aonde ficar:
Para ficar ainda mais fácil conhecer a cidade, experimente hospedar-se em um dos hóteis na  O’Connell Street, no coração de Dublin.  Eu recomendo o “The Gresham Hotel”, super bem localizado e um bom custo benefício. 
Dublin
O que ver em Dublin:
Comece o  passeio pela O’Connell Street. Passe  em frente ao GPO – General Post Office, em estilo clássico georgiano, foi contruído entre 1815 e 1818. É um símbolo para os irlandeses, pois foi ali que os nacionalistas proclamaram a independência da Irlanda, numa segunda-feira de Páscoa em 1916.  Nessa época, o prédio foi incendiado e somente reaberto ao público em 1929. Hoje, existe uma série de quadros representando essa época da resistência.

O'Connell Street e o "The Spire"

Ainda na O’Connell veja o “The Spire”, uma imensa flecha metálica de 121 metros de altura, construída em 2002 para substituir uma estátua  que foi destruída por uma bomba em 1966.
Um pouco mais a frente, numa das ruas transversais à O’Connell, dê uma olhada no prédio do  famoso “L’Abbey Theatre”, um teatro mítico para os irlandeses, tendo desempenhado um papel importante na  história cultural de Dublin.
Ponte Half Penny
Siga  em direção ao Rio Liffey, veja  a linda ponte branca de pedestres, chamada Half Penny.  Assim chamada pois no passado existia um pedágio de ½ penny para os pedestres passarem.
Catedral de St. Patrick's
Christ Church Cathedral
Atravesse e siga em direção à  Catedral de St Patrick’s. Tem um lindo jardim bem ao  lado. 
Um pouco depois, você também pode ver a Christ Church Cathedral, muito bonita! 
Tem uma Cripta com um pequeno museu, um barzinho e uma lojinha de souvenir.
Castelo de Dublin
De lá, siga para o “Dublin Castle”, o castelo da cidade.  Veja também, bem ao lado do castelo, o prédio do “City Hall”. Ali perto tem também o  “Market St.George Arcade”, foi o primeiro shopping da cidade. Não tem nada de muito interessante para comprar, é apenas uma galeria com lojinhas simples que atravessa de uma rua até outra, mas é interessante conhecê-lo, faz parte da história da cidade e sua arquitetura é bem bonita sendo sua fachada em tijolinhos vermelhos.
Bewley's Oriental café
Almoce no Bewley’s Oriental Cafés.
Depois siga  em direção ao “Trinity College Dublin”. No caminho, provavelmente você vai passar pela  estátua de Molly Malone, vendedora de crustáceos e figura de uma canção popular. 
Molly Malone
No Trinity College existe uma visita guiada de  aproximadamente 30 minutos, feita pelos próprios estudantes. O Trinity foi fundado em 1592, no reinado de Elisabeth I. A admissão era reservada aos protestantes até 1873 e proibida as mulheres até 1903. Por outro lado, a igreja católica proibia seus membros de inscreverem-se  até o fim de 1960. 
Trinity College
Lá, visite  a “Old Library”, a biblioteca da Trinity College, um prédio de 65 metros de comprimento que abriga uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do mundo. Com mais de 3 milhões de obras. Muito linda! Você  não pode passar por Dublin sem vê-la.
Na saída da Trinity, do outro lado da rua, veja o prédio suntuoso do Banco da Irlanda, prédio  que sediou, até meados do século 19 a Assembléia Legislativa Irlandesa. Depois que a Assembléia se auto dissolveu e passou a Irlanda sob o domínio inglês, o Banco da Irlanda comprou o prédio. 

Siga em direção a Merrion Square onde você apreciará os belos prédios em estilo Georgiano com suas portas coloridas e a casa de Oscar Wilder (famoso escritor irlandês). 



Siga em direção ao Parque “Saint Stephen’s Grenn Park”, e saia pelo outro lado, bem em frente Stephen’s Green Shopping, sua arquitetura é muito bonita e possui um enorme relógio no seu interior. 
Saint Stephen's Grenn Park
Depois, volte para  a beira do rio Liffey e vá em direção ao Porto de Dublin. Uma parte da cidade reurbanizada nos anos 90. Veja  o “Memorial da Fome”. São 7 personagens em bronze. Um monumento em memória dos irlandeses, vítimas da grande fome de 1847. 
Memorial da fome
Continuando em frente, você verá o barco museu “ The Jeanie Johnston” . Trata-se de uma triste lembrança da época da grande fome, um  barco de uma familia de negociantes de madeira que saindo da Irlanda, levavam os imigrantes  para o Canadá e New York. Em 7 anos, ele transportou mais de 2500 pessoas e não houve nenhuma morte durante a longa travessia.
Museu "The Jeanie Johnston"
 E a noite, vá a região do “Temple Bar” , um local com muitos “pubs” e restaurantes. 
Temple Bar

O que ver nos arredores de Dublin:
Para visitar a prisão de  Kilmainham Gaol, pegue o ônibus 123 na rua O’Connell Street, em frente ao The Gresham Hotel. São mais ou menos uns 20 minutos até lá.
A prisão de Kilmainham
Endereço: Inchicore Road, Kilmainham, Dublin 8. Telephone No: +353 1 453 5984
Horários: de abril a setembro de 9:30/18:00 e de outubro a março de 9:30/17:30

A prisão de Kilmainham foi inaugurada em 1796. Ela era uma das prisões mais modernas na época.  A partir de 1798 teve seu primeiro preso político. Ela viu entre seus muros, momentos cruciais da história, onde personalidades importantes na luta pela independência da Irlanda foram presas e executadas ali. Na época da grande fome no país, o número de presos aumentou enormemente. As pessoas cometiam pequenos delitos para terem o que comer na prisão. Eram homens, mulheres e até crianças, acusados de roubar ou mesmo pedir comida.
Ela foi restaurada em 1960 para se tornar um monumento do nacionalismo irlandes. E hoje é um museu que conta em suas visitas guiadas um pouco da  história da Irlanda.

O Parque Phoenix fica perto da prisão, bem como o Museu de Arte Moderna de Dublin, você pode ir a pé até eles. Veja o site do parque: www.phoenixpark.ie
Visite também a Cervejaria Guinness. Mas saiba que as filas são sempre grandes para entrar. Então, a minha dica é comprar os ingressos pela internet através do site http://www.guinness-storehouse.com  . Desta forma você irá ganhar um tempo precioso entrando direto, passando por uma máquina onde você imprime seu ingresso. É muito prático.
A visita a fábrica/museu é imperdível. São vários andares e em cada um mostram as etapas de fabricação da cerveja, inclusive degustação. E no último andar, tem um bar redondo, todo envidraçado, onde seu ticket dá direito a uma enorme caneca de cerveja ( uma “pint” de cerveja). E o bar fica superlotado. Um ambiente super animado e a gente ainda tem uma bela vista dos arredores. 
No térreo tem uma boutique de souvenir (camisetas, bonés, canecas, abridores e muitas outras coisas). No quinto andar tem dois restaurantes caso você queira aproveitar e almoçar por lá.
Newgrange
Brú Na Bóinne é um conjunto arqueológico inscrito na UNESCO como patrimônio mundial. Reconhecido pelo seu valor universal e excepcional para a humanidade, como exemplo de herança cultural e natural. Os monumentos são na realidade tumbas da idade da pedra, que foram construídas entre 3000 e 4000 anos antes de Cristo. São mais antigas que as pirâmides do Egito.
Newgrange pertence ao complexo de Bru na Boinne que conta com 40 tumbas, sendo as maiores Newgrange, Kowth et Dowth.
Do centro de Dublin até Newgrange é mais ou menos 1:15 de carro. Tem um estacionamento logo na entrada, depois você segue por um caminho até a recepção onde compra os ingressos e aguarda o inicio da visita podendo visitar um pequeno museu que mostra um pouco sobre a vida  da civilização no período neolítico, como suas moradias, seus costumes, suas armas e etc.
Brú Na Bóinne
Uns 10 minutos antes da hora marcada para sua visita, você segue uns 300 metros por um caminho até o ponto de ônibus que leva até Newgrange, mais ou menos uns 5 minutos. A visita guiada ao site dura 1 hora. Depois, pega-se o ônibus de volta até a recepção. No local também tem um restaurante com boa comida e bom preço.
Ruínas de Glendalough
Se ainda sobrar tempo,  visite a cidade de Glendalough, para ver as ruínas do Monastério de Glendalough e os lagos. O local é realmente muito bonito. Ao chegar, logo se vê um bom estacionamento. Depois uma recepção onde você pode se informar. Siga  em direção as ruínas, veja  a capela, o cemitério, a torre, depois o lago de baixo e o lago de cima.
Lago  de Glendalough
Aonde comer em Dublin:
Bewley’s Oriental Cafés – Fica  na famosa Grafton Street de Dublin, um dos mais antigos cafés da cidade, muito bonito no seu estilo Art Deco.
The Palm Tree restaurante 16 Temple Bar, Dublin Tel.  +353 (0) 1 679-8238

2 comentários:

  1. Ola cristal

    Muito legal teu site. Bastante espontaneo e com muita informação.

    Coloquei-o como link em meu site, que também é de viagens.

    Seria interessante você ter uma sessão de links no teu site para trocar-mos referências e ampliarmos todos a nossa audiência.

    Afinal, prestamos um serviço à comunidade divulgando nossas experiências e quanto mais formso vistos melhor para todos.

    Um abraço

    Jorge Duarte
    www.registrosdeviagens.com.br
    www.viagensvirtuais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge,
    Obrigada pela visita ao meu bloguinho.
    Já coloquei o link de seu site também.
    Um abraço,

    ResponderExcluir

Oi, deixe aqui suas sugestões.