Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Croácia – Parte 7 - Dubrovnik

Chegando em Dubrovnik
Ahh Dubrovnik!!!! Você não deve em hipótese nenhuma, deixá-la de fora de seu programa de viagem na Croácia. O seu centro histórico é lindíssimo. Eu diria, imperdível! Também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Como você já deve ter notado em meus comentários, todas as belas cidades da Croácia ficam repletas de turistas no verão. E Dubrovnik, por ser uma das mais belas, fica movimentadíssima e muito animada. O ideal é chegar cedo e passar o dia explorando cada cantinho do seu centro histórico.
A cidade vista do alto da muralha

Dubrovnik é uma fortificação medieval construída sobre um rochedo. No passado ela foi Raguse, capital da República de Raguse, concorrente de Veneza. Hoje ela possui uma população de aproximadamente 50.000 habitantes e grande parte da sua economia é baseada no turismo, graças a seu belíssimo litoral e ao seu centro histórico.
Porta de entrada do centro histórico
O que ver em Dubrovnik:
Comece flanando pelas ruas de seu centro histórico. Encante-se com o branco das pedras de Brac. Preste atenção no calçamento da Placa e repare como brilha (parece que é encerado todo dia). Siga admirando seus monumentos, a Catedral de Assunção, a Fonte de Onofre, o Palácio de Sponza, a Igreja de São Blaise (Sveti Vlaho), o Museu e o Mosteiro Franciscano, o Palácio do Reitor, onde tem o Museu da Cidade
Suas belas ruas
E termine o dia fazendo um “tour” pelas muralhas da cidade. É um lindo passeio para ser feito em um belo fim de tarde, a luz é maravilhosa e você poderá ver toda a cidade do alto. A volta por essa fortificação é de uns 2 km. A entrada principal fica perto da “porta pile” e você deve começar o tour em direção ao mar.  
Muralha de Dubrovnik
Algumas outras dicas:
Estando na Croácia para chegar à Dubrovnik, é preciso passar por um pedacinho da Bósnia, na cidade de Neun. Se você estiver com seu carro ou mesmo um alugado, não deixe de verificar antes se  a “carta verde”, ou seja, o seguro do veículo, inclui a Bósnia (o que não é muito comum). E nesse caso, é preciso verificar junto a seguradora do veículo para obter a extensão do seguro para este país, a fim de evitar problemas na fronteira.

A cidade possui muitos hotéis, mas também é preciso reservar com antecedência se quiser achar um bom hotel a um bom preço. O Hotel Valamar é um daqueles hotéis grandes com uma boa infra-estrutura que recebe famílias com crianças e grupo de turistas. Ele fica um pouco longe do centro histórico, acho que entre 10 e 15 minutos. É preciso estar de carro. Mas é um hotel simpático. 
O Centro Histórico
Come-se muito peixe na região, mas tem também muitas pizzarias e restaurantes de massa. Não deixe de saborear o presunto da Dalmácia, é delicioso.

Para quem vai de carro, a cidade possui alguns estacionamentos. O mais prático é o “Javna Garaza”, que fica a uns 15 minutos a pé do centrinho. O caminho é por uma escadaria que leva até a entrada do centro. O difícil é a volta, porque é subida. Mas pensando pelo lado positivo, é um bom exercício. Segue o endereço para ser colocado no GPS.

Javna Garaza
Zagrebačka b.b., Ilijina glavica
HR-20000 Dubrovnik
info@ragusaparking.hr

Termino aqui minha série sobre a Croácia. Uma excelente viagem por esse lindo país com lindos dias de muito sol!
Em breve, falarei sobre alguns países que fazem fronteira, como a Bósnia, Montenegro e a Eslovenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe aqui suas sugestões.