Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Croácia – Parte 7 - Dubrovnik

Chegando em Dubrovnik
Ahh Dubrovnik!!!! Você não deve em hipótese nenhuma, deixá-la de fora de seu programa de viagem na Croácia. O seu centro histórico é lindíssimo. Eu diria, imperdível! Também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Como você já deve ter notado em meus comentários, todas as belas cidades da Croácia ficam repletas de turistas no verão. E Dubrovnik, por ser uma das mais belas, fica movimentadíssima e muito animada. O ideal é chegar cedo e passar o dia explorando cada cantinho do seu centro histórico.
A cidade vista do alto da muralha

Dubrovnik é uma fortificação medieval construída sobre um rochedo. No passado ela foi Raguse, capital da República de Raguse, concorrente de Veneza. Hoje ela possui uma população de aproximadamente 50.000 habitantes e grande parte da sua economia é baseada no turismo, graças a seu belíssimo litoral e ao seu centro histórico.
Porta de entrada do centro histórico
O que ver em Dubrovnik:
Comece flanando pelas ruas de seu centro histórico. Encante-se com o branco das pedras de Brac. Preste atenção no calçamento da Placa e repare como brilha (parece que é encerado todo dia). Siga admirando seus monumentos, a Catedral de Assunção, a Fonte de Onofre, o Palácio de Sponza, a Igreja de São Blaise (Sveti Vlaho), o Museu e o Mosteiro Franciscano, o Palácio do Reitor, onde tem o Museu da Cidade
Suas belas ruas
E termine o dia fazendo um “tour” pelas muralhas da cidade. É um lindo passeio para ser feito em um belo fim de tarde, a luz é maravilhosa e você poderá ver toda a cidade do alto. A volta por essa fortificação é de uns 2 km. A entrada principal fica perto da “porta pile” e você deve começar o tour em direção ao mar.  
Muralha de Dubrovnik
Algumas outras dicas:
Estando na Croácia para chegar à Dubrovnik, é preciso passar por um pedacinho da Bósnia, na cidade de Neun. Se você estiver com seu carro ou mesmo um alugado, não deixe de verificar antes se  a “carta verde”, ou seja, o seguro do veículo, inclui a Bósnia (o que não é muito comum). E nesse caso, é preciso verificar junto a seguradora do veículo para obter a extensão do seguro para este país, a fim de evitar problemas na fronteira.

A cidade possui muitos hotéis, mas também é preciso reservar com antecedência se quiser achar um bom hotel a um bom preço. O Hotel Valamar é um daqueles hotéis grandes com uma boa infra-estrutura que recebe famílias com crianças e grupo de turistas. Ele fica um pouco longe do centro histórico, acho que entre 10 e 15 minutos. É preciso estar de carro. Mas é um hotel simpático. 
O Centro Histórico
Come-se muito peixe na região, mas tem também muitas pizzarias e restaurantes de massa. Não deixe de saborear o presunto da Dalmácia, é delicioso.

Para quem vai de carro, a cidade possui alguns estacionamentos. O mais prático é o “Javna Garaza”, que fica a uns 15 minutos a pé do centrinho. O caminho é por uma escadaria que leva até a entrada do centro. O difícil é a volta, porque é subida. Mas pensando pelo lado positivo, é um bom exercício. Segue o endereço para ser colocado no GPS.

Javna Garaza
Zagrebačka b.b., Ilijina glavica
HR-20000 Dubrovnik
info@ragusaparking.hr

Termino aqui minha série sobre a Croácia. Uma excelente viagem por esse lindo país com lindos dias de muito sol!
Em breve, falarei sobre alguns países que fazem fronteira, como a Bósnia, Montenegro e a Eslovenia.

domingo, 6 de maio de 2012

Croácia – Parte 6 – Ilha de Brac


Para chegar até a Ilha de Brac, você  deve pegar o "ferry boat" em Split. A travessia dura uns 40 minutos.

Mas se você estiver na Ilha de Hvar, você terá que pegar um "ferry" até Split (são 2 horas de travessia). Os tickets começam a ser vendidos às 4:30 da manhã e o primeiro "ferry" sai às 5:30. Existem vários horários no verão, mas se você não quiser perder um dia de sol, o melhor é chegar cedinho por lá.

A Ilha não tem muitas opções de hotéis. Por isso, você deve fazer logo sua reserva. O ideal na minha opinião, é ficar na cidadezinha de Bol. 
Cidade de Bol
É comum também alugar pequenos apartamentos ou mesmo alugar um quarto em casas de habitantes da ilha. Então, para quem curte, também é uma opção. Fica a dica.

Então vamos lá! O que ver em Brac:
Praia em Supetar no final do dia
Um passeio interessante, se você estiver de carro, é dar uma volta pela ilha, percorrendo suas estradinhas estreitas, ladeadas por seus charmosos muros de pedras e suas oliveiras e conhecendo suas cidadezinhas. Como por exemplo: Milna, Splitka, Skrip, Supetar e Bol.
Seus muros de pedra e suas oliveiras
Serpenteando pela ilha você certamente verá as pedreiras com as famosas pedras de Brac, muito usadas nas construções da Croácia.
As pedras de Brac
E visitar também o pequeno e simpático Museu da Ilha de Brac, ele fica na cidadezinha de Skrip. Lá você vai encontrar uma jovem croata muito simpática que vai te contar um pouco da história da ilha de uma forma apaixonante. Vale a visita!
Museu em Skrip
Mas o bom mesmo na ilha de Brac é relaxar na linda praia de Bol. Você vai vê-la em muitos cartões postais. Ela forma quase uma letra V. É toda em pedrinhas miúdas e o mar é lindíssimo. Relaxe e aproveite!
Praia de Bol
Praia de Bol