A cidade |
A cidade de Budapeste é impregnada de história por todo canto. Em Buda, temos as lembranças do passado político e imperial, já em Peste vemos uma face mais comtemporânea, mais moderna e mais atual. A cidade de Budapeste foi unificada em janeiro de 1873 e é hoje uma grande cidade da Europa Central.
Ela fica a duas horas de Bratislava, a capital da Eslováquia (Ver matéria anterior) e a 2:30 horas de Viena, capital da Austria.
O ideal para visitar uma cidade como Budapeste tão rica em história, é fazê-la com um guia. Você pode fazer isso em uma ou duas manhãs, desta forma não fica tão cansativo e sobra a tarde livre para escolher o que fazer.
Vamos ao passeio:
Margens do Rio Danúbio |
O que visitar em dois dias:
As margens do Rio Danúbio
A Praça da Vitória e seus monumentos
A Catedral St. Etienne
O "Quartier" de Buda
A Igreja Mathias (em Buda)
O Palácio Real de Budapeste
O prédio da antiga prefeitura
O Opera de Budapeste
O Parlamento
O Mercado Central
O antigo Hotel Gellert
O banho thermal Gellert
O Café New York
Um espetáculo de dança húngara
Assistir um Concerto no Opera da cidade
E se sobrar um tempinho veja também:
A Galeria Nacional Húngara
Ver o Rio Danubio a noite e suas 7 pontes que ligam Buda e Pest.
Lojas de Porcelanas Herend
Algumas informações e curiosidades:
Agência de guias e serviços: conhecemos a cidade através da agência “BudapesteZigZag”. A visita foi com uma guia francofone. Ficamos bastante satisfeitos. O site da agência é http://www.budapestzigzag.com/
Hotel: a cidade possui muitos hotéis, para todos os bolsos e gosto. Vale dar uma espiadinha no site http://www.booking.com/ ou no site http://www.voyage.viamichelin.fr/ . Aliás, abrindo um parênteses: o site “voyage Michelin” está maravilhoso. Super completo. Para programar uma boa viagem vale consultar o site e o meu blog para pequenos detalhes importantes (risos).
O Parlamento |
O prédio da “Opera de Budapeste” é também imperdível . É necessário se informar sobre os horários de visitas lá mesmo ou no hotel. Os ingressos podem ser comprados na hora, apenas com uma certa antecedência. A visita dura mais ou menos uns 45 minutos e também pode ser feita em diversas linguas (menos em português).
Praça da Vitória |
Thermas Széchenyi |
Deixe para apreciar o banho termal húngaro no final do dia, quando você já estará cansado e poderá se deliciar nas águas quentinhas das Thermas Gellert ou das Thermas Széchenyi. São as mais tradicionais. Você poderá comprar as entradas na hora e precisará apenas de um maiô ou calção de banho, chinelos e uma toalha para circular, porque você poderá sentir frio. Eles costumam alugar, mas achei o serviço demorado e prefiro a minha toalha. Maiores detalhes sobre horário e preço, dê uma olhada nos sites http://www.szechenyibath.com/ e/ou http://www.gellertbath.com/
Mercado central |
A fábrica de porcelanas Herend fica na cidade de Herend, na região Oeste da Hungria. Fica a 1:40 da cidade de Budapeste. Mas você poderá vê-la em algumas lojas na cidade de Budapeste. São porcelanas muito caras, mas vale ao menos ver de perto.
O Funicular para ir até Buda |
Restaurantes:
Isso é muito pessoal, mais aqui vão algumas dicas:
Restaurante Klass 2 – ele fica na rua do “Opera de Budapeste”. E já que você está na capital da Hungria, não deixe de experimentar o vinho húngaro.
Gerbeaud – Essa é uma boa sugestão para o almoço. Você pode saborear um prato leve e depois dirigir-se a entrada ao lado e se deliciar nas sobremesas. Fica bem na praça. Segue o endereço para você dar uma espiadinha no “Google”. Endereço: 1051 Budapest Vörösmarty tér 7.
Café New York – se tiver sobrando um dinheirinho, faça uma reserva para o jantar nesse lindíssimo Café. Ou pelo menos, passe lá no final do dia e tome um cafézinho, apreciando sua maravilhosa decoração.
Pensamos em um jantar romântico em um barco, às margens do Rio Danúbio, mas a guia de turismo nos recomendou não fazer isso. Disse que a comida não tem nada de especial e que normalmente são restaurantes voltados para uma grande massa turística e não são bem organizados, ou seja, furada!
Olha, a cidade tem muitas outras coisas pra ver, ouvir, aprender, curtir, relaxar. Mas enfim, tudo vai depender de quanto tempo você terá para passar por ela. As dicas acima, são para uns dois dias. Mas com certeza, se você quiser ficar uma semana, você vai descobrir muito mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, deixe aqui suas sugestões.