Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Croácia - Parte 3 - Zadar




E então, continuando a viagem pela Croácia, você poderá partir diretamente do Parque Plitvice até a cidade de Zadar. São mais ou menos 2 horas de estrada. A paisagem e o clima mudam completamente. O clima é bem mais quente.
Uma das portas da cidade
O centro histórico de Zadar é uma gracinha, cheio de cafés, bares e lojinhas. Mesmo no verão, com muito sol e calor, o centrinho fica repleto de turistas. É possível fazer um giro pela cidade em uma tarde ou mais tranquilamente em um dia inteiro. Mas se você gosta de andar, dá pra conhecer tudo em meio dia.

 O que ver em Zadar:
Igreja de São Donato e os vestígios do Forum Romano

Praça dos 5 poços

A Igreja de São Donato e os vestígios do Forum Romano, a Igreja St. Maria (e seu interior rococó),  a Praça Narodni, a Porta do Porto, o Monastério Franciscano, a Catedral de Santa Anastácia, as Muralhas da cidade, a Praça dos 5 Poços e a Universidade de Zadar. Uma outra sugestão é ver isso fazendo o circuito do Guia Verde Michelin.
Uma partida de Water Pólo no mar

Depois de visitar o centrinho, siga até a beira da praia, contemple o visual e ouça o delicioso som do órgão marítimo, que toca conforme o movimento do mar. Um bela obra de arte. E veja também uma outra bela obra de arte, a saudação ao sol!
órgão marítimo
Saudação ao sol

Praia em frente ao Hotel Niko

Minha sugestão de hotel em Zadar é o Hotel Niko, um dos melhores hotéis que fiquei na Croácia. Um hotel familiar, confortável, a beira de uma pequena e charmosa praia, um excelente atendimento e ainda um bom restaurante para curtir um jantar ao final de um longo dia.  Ele fica a 1 hora a pé do centrinho de Zadar. O ideal é deixar o carro e pegar um táxi  (5 minutos) ou aproveitar para fazer uma boa caminhada. 

E até breve, quando voltarei falando ainda sobre a Croácia, para você poder montar seu programa.
Final de uma tarde de verão


quarta-feira, 7 de março de 2012

Croácia - Parte 2 - Parque Nacional de Plitvicka Jezera


Depois de conhecer a capital da Croácia, a dica é mudar completamente de ares e visitar o  Parque Nacional de Plitvicka Jezera. Olha, para quem curte a natureza, não tem lugar melhor para visitar. É lindo demais! Fica a mais ou menos duas horas de Zagreb. A estrada é de mão dupla, mas é tranquila. Basta ter atenção.
Recomendo ficar hospedado num dos hotéis dentro do parque, é mais prático. Pois ele está sempre muito lotado. Então se você já estiver lá dentro, você poderá ganhar tempo. O Hotel Plitvice fica bem localizado dentro do parque. É um daqueles hotéis antigos, mas tem um bom atendimento e um bom restaurante.
O parque é patrimônio da humanidade, pela UNESCO, desde 1979. 
Ele  é visitado em duas etapas: a parte alta e a parte baixa. O ideal é chegando após o almoço, fazer a visita da parte alta, que dura em média 2 horas de caminhada, (isso inclui as paradas para as fotos), por uma trilha toda em madeira, bem organizada. Mas não esqueça de ir com roupas confortáveis e um bom par de tênis; e também um casaquinho, pois dependendo da hora e do dia pode refrescar muito.  
Como funciona: você compra os tickets na entrada principal do parque ou lá dentro próximo aos hotéis, caso esteja hospedado num deles. E depois, terá que pegar um ônibus com cara de trenzinho. 
Atenção porque um vai para a parte alta e o outro vai para a parte baixa. E as informações não me pareceram muito claras. Então, preste atenção. O tal veículo, vai te deixar no início da trilha para a parte alta. E aí você começa seu maravilhoso passeio.
No dia seguinte faça a parte baixa. Aí, se você estiver hospedado dentro do parque, num dos hotéis na parte alta, você vai entrar no mesmo lugar onde comprou os tickets e seguir em direção aos barquinhos (as entradas valem para os dois dias). Existem vários horários. De preferência, chegue bem cedinho. Pois poderá apreciar o caminho sem muita gente. E também tirar belas fotos. O caminho é o mesmo, mas quem não fica hospedado dentro do parque, compra os tickets lá na estrada e entra por outra entrada. Então, uns vêm e outros vão na mesma trilha. 

Essa parte, alguns dizem que dura 4 horas, mas eu fiz em aproximadamente 2 horas. Talvez tenha sido mais rápido porque comecei cedinho.

Você também pode fazer as duas partes em um único dia, mas saiba que é cansativo. Você vai acabar não aproveitando tanto da beleza do parque. O ideal é fazer em dois dias. 
Relaxe e aproveite dessa maravilha!