Translate

Pesquisar este blog

domingo, 9 de janeiro de 2011

Bratislava - A capital da Eslováquia

Quando você visitar a Europa do Leste, não deixe de dar uma passadinha em Bratislava, capital da  Eslováquia. Ela fica a 2 horas de Budapeste e a 1 hora de Viena.

Trata-se de uma cidadezinha pequena,  com aproximadamente 500 mil habitantes.  Ela é cortada pelo Rio Danubio. Tem um centro histórico muito simpático.



 Ao chegar, logo na praça você vai encontrar um “Office de Tourisme” (centro de informações para turista),  onde falam inglês e francês. E bem  ao lado, o prédio da antiga prefeitura, onde hoje é o Museu da Cidade de Bratislava

No verão você terá a chance de fazer o passeio pelo centro velho naqueles trenzinhos turisticos. O que é bem divertido e desta forma você rapidamente descobre os pontos importantes a ver depois com mais calma.

Visite o Castelo da cidade (Hrad). Ele fica bem no centro de Bratislava, em cima de uma colina rochosa, acima do Rio Danubio. Dele, você tem uma bela visão da cidade. Ele também é muito lindo no final da tarde ou a noite todo iluminado.

Castelo da cidade

Passando apenas uma noite em Bratislava, você consegue conhecer o centrinho e seus arredores. Digo, uma noite e dois dias.

Vá até a cidadezinha de Modra,  informe-se no "Office de Tourisme" que fica bem no centro da cidade. Não se preocupe, vão falar inglês ou francês com você.  Não deixe de visitar e prestigiar o Museu da Cerâmica de Modra, fica dentro de um hotel familiar, Hotel Majolika.

Marianka






Não deixe de ver o Santuário de Marianka, um lugar de muita paz com uma bela igreja no meio de uma natureza exuberante. Fica nos arredores de Bratislava.
Marianka

Visite também as Ruinas do Castelo de Devin,  fica na cidade de Devin, no cume de uma rocha e nas confluências dos Rios Danubio e Morava. Parece que tem um museu lá em cima contando sua história. Não visitei porque havia um show no dia em que estive lá e ele estava fechado para visitas. O lugar é muito bonito.

 Imperdivel I:  na cidade de Cunovo,  o Museu de Arte Moderna Danubiano.  Ele fica aberto de abril a outubro, situado às margens do Rio Danubio. Tem uma área externa super bonita com diversas esculturas coloridas ao seu redor. Super! Fica a 23 km de Bratislava.
Museu de Arte Moderna Danubiano


Imperdivel II: é a igreja azul, a Igreja de Santa Elisabeth ou em eslovaco Kostol svätej Alžbety, é toda azulzinha, em estilo “art nouveau”, construida em 1907/1908. Um encanto para os olhos. É simplesmente linda por dentro e por fora.


sábado, 1 de janeiro de 2011

Landogne (Auvergne-França) e seus presépios


Se você estiver pela região da Auvergne na França durante um mês de dezembro, mais precisamente na segunda quinzena, aí vai uma dica especial: dê um pulinho na cidadezinha de Landogne.


Mas só vá se você é fã de coisas belas e simples: meio rural, calmo,  rodeado de pastagens, onde você terá o prazer de passear pelas ruas da cidade,


 













admirando belos presépios, vindos dos mais diversos cantos do planeta; obras simples mas belíssimas;

 e se puder escolher, deixe par ir no final da tarde pois você verá os belos arredores ainda com a luz do dia e verá os presépios iluminados.

 

Não tenha pressa, passeie calmamente








e curta um momento mágico longe da correria das grandes cidades.

 
E como dezembro faz frio, termine tomando um bom chocolate quente na sala de festas da cidade, servido com muita simpatia.
E como chegar lá?
Landogne fica a uns 40 km de Clermont Ferrand e a uns 60 km de Aubusson.
Se você não tiver um navegador(GPS), siga de Clermont Ferrand para Orcines e de lá para Pontgibaud, Pontaumur e depois Landogne.