Percurso – a viagem é um pouco longa, mas compensa! São aproximadamente 10 horas partindo de Clermont e indo pela Suiça. As estradas na Suiça tem um limite menor, de 110 km, e nessa época muitas obras. A dica é voltar por Beaune, o tempo é o mesmo, mas além de mudar o caminho, ele é bem mais tranquilo. Ou ainda, dividir a volta parando no meio do caminho por uma noite. Mas dá pra fazer de uma so vez.
Estacionamento – Não precisa se preocupar. A maioria dos hotéis oferecem parking.
Hotel – Se ficar na cidade de Fussen, eu recomendo o Hotel Muller Hohenschwangau. Ele tem preços diversos, situado num excelente lugar, bem próximo as montanhas e aos castelos e ainda tem um bom restaurante. Tel. 08362/81990 Mail: info@hotel-mueller.de e internet www.hotel-mueller.de
O que comer e onde - Come-se muito bem por lá. Mas o restaurante do hotel Muller é bom e permite que você após um dia de passeio, jante tranquilamente, apreciando um bom vinho, sem ter que se preocupar com o caminho de volta. Mas atenção: mesmo estando hospedado no hotel é preciso reservar. E outra coisa, eles tem o hábito de jantar cedo, ou seja, o limite para chegar no restaurante é 20:00.
Souvenir – Eu diria que os trabalhos em madeira da cidade de “Oberammergau” são muito lindos! Tem também os livros dos castelos e da região.
O que visitar - Algumas cidadezinhas ao redor, os castelos e as thermas alemãs.
A cidade de “Oberammergau” - fica a 1 hora de “Fussen”. Uma gracinha a cidade, a maioria das casas com pinturas decorativas e religiosas em suas paredes, belos contornos nas janelas. Pequenina e muito charmosa.
Ela tem uma história interessante. No final da guerra dos 30 anos, entre 1632 e 1634, época da saida dos suecos, a cidade sofreu uma praga onde morreram em menos de 1 mês umas 80 pessoas (um número muito grande para uma cidade pequena, imagine a época). A população então fez uma promessa de realizar a festa da “Representação da vida de Cristo” a cada 10 anos. Hoje, a festa virou uma grande atração turística e passou a ser realizada anualmente. Os artesanatos são belíssimos, grande parte religiosos. Mas tem bastante variedade. Feitos em madeira e muitos com designs comtemporâneos.
A cidade de “Augsburg” - ela fica a 1 hora de “Oberammergau”. Trata-se de uma cidade maior e um pouco diferente da maioria das cidadezinhas da região. Mas se estiver sobrando um tempinho, vale conhecê-la. Nela você pode visitar o “Fuggerei”, uma espécie de vila ou condominio de pequenas casas, criada em 1521, pela familia Fuggerei para pessoas carentes. O mais interessante é que ainda hoje, 150 casas ainda são habitadas por pessoas carentes e elas pagam apenas 80 centímes de imposto ao ano para a prefeitura. A reforma e a manutenção são provenientes das taxas cobradas aos visitantes.
Tem também para ver a “Igreja Luterana de Sainte Anne” a “Catedral” e o “Palais du Verre”.
A cidade de Fussen – Visitar os castelos de “Neuschwanstein” e “ Hohenschwangau”. E visitar o centrinho de Fussen.
O local para a compra de tickets para os castelos fica ao lado do Hotel Muller, mas alguns hotéis fazem a reserva pra você. A dica é sair cedo para visitá-los, pois tem sempre muito turista.
O castelo de “Neuschwanstein” fica encravado no alto de uma montanha, ao lado de um precipício, imponente e misterioso. A subida até ele pode ser feita a pé por mais ou menos 30 minutos. Tem que ter preparo! Ou pegar um ônibus que fica ali na mesma rua da loja de tickets, um pouco mais a frente. Esse ônibus está ali somente para isso. É mais ou menos uns 5 minutos de ônibus e mais uns 10 minutos a pé . O ônibus te deixa exatamente ao lado de uma ponte que liga as duas enormes montanhas. Deve ser maravilhosa a vista. Mas quando eu fui, estava um dia chuvoso e havia um forte nevoeiro lá em cima, quase não deu pra ver nada. Mesmo assim, achei mágico. O castelo também é muito bonito. As visitas são feitas em alemão ou inglês. Você escolhe na hora da compra dos tickets. Tem também visita com “audio-guide” em francês.
O castelo de “ Hohenschwangau” fica atrás do Hotel Muller. Tem uma área externa bonita e dele temos um visual magnífico das montanhas à nossa frente. Foto ao lado.
O Castelo de “Linderhof” – Fica a 1 hora de Fussen. Nossa!!!Vejam a foto acima! Que castelo!!!! Gente, eu amei o castelo de Linderhof. Pra mim foi eleito o mais bonito. É o menor dos 3 castelos construido pelo Rei Louis II da Baviera. Fiquei encantada com o parque ao redor dele, os jardins e as imagens douradas.
O Rei Louis II da Baviera foi coroado rei em 1864, com apenas 18 anos de idade. E morreu aos 40 anos de uma morte misteriosa. Ele herdou de seu pai o castelo de “ Hohenschwangau” .
Considerado como um rei louco para uns e genial para outros, entrou para a história como o protetor das artes e criador de castelos. Ele construiu 3 castelos e gastou todo o dinheiro do reino. Foi deposto por um golpe de estado em 1886.
Ele construiu os castelos de ”Neuschwanstein”, de “Linderhof” e o de “Herrenchiemsee”. Esse ultimo eu não visitei.
Cidade de Garmish - Situada a apenas 20 minutos de Linderhof. Foto acima.Trata-se de uma cidade montanhosa de inverno. Então, acho que so vale a pena visitá-la no inverno. E o restaurante italiano "Antica Roma" que aparece na foto também é uma boa dica.
Abadia de Ettal – Bonita e imponente, fica no caminho entre Linderhof e Garmish. Foto ao lado.
Igreja de Wies – Situada na cidadezinha de Steingaden. Você pode visitar quando estiver voltando de Linderhof ou Garmish. Ela é linda, toda clarinha de estilo barroco. Foto abaixo.
Tem muito mais para se ver na região da Baviera. Tudo vai depender do seu tempo e disposição. Aproveite porque é lindo!!!!